Circuito das Águas

Águas de Lindóia

Águas de Lindoia recebe edição do Night Run
Edição do Night Run de Águas de Lindoia tem largada na Praça Adhemar de Barros no sábado (Foto: Andreia Pereira)
Águas de Lindóia

Um lugar onde a água tem poder de cura. É para lá que eu vou. Milhares de pessoas visitam Águas de Lindoia todos os anos, em busca de suas fontes de águas terapêuticas e medicinais.

Essa frenética procura pelo líquido cristalino e abençoado a torna  destino conhecido internacionalmente também por ser recomendado para os mais diferenciados tratamentos. Águas de Lindóia é  a Capital Termal do Brasil.

Se a água é benta, o clima oferecido por Águas não fica atrás. Belas paisagens, parques aquáticos, balneários, lagos e a chance de se praticar esportes de aventura e  turismo rural.

E quem ganhou fama, tem que fazer o melhor para receber seus visitantes. Águas de Lindoia também oferece uma ampla rede hoteleira e pontos comerciais que fazem o turista ter a certeza que um dia irá voltar.

Assim como outros municípios, que compõem a região, o território onde atualmente está a exuberante Águas tinha os índios como ocupantes. Os caiapós do século XVI no entanto, perderam espaço para os bandeirantes, que fizeram da localização ponto de parada e descanso.

Tropeiros, já no século XVIII, começaram a propagar a notícia de que a região tinha uma água poderosa, que prevenia e curava doenças.

A chegada de imigrantes italianos fez com que a cidade ganhasse projeção, graças a cultura do café, sem deixar seu maior potencial: a água. Em meados de 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi chegou ao município vindo de Serra Negra, e passou a estudar as curas de doenças de pele e reumatismo. Suas descobertas chamou a atenção do mundo científico e alavancaram a vinda de profissionais e turistas.

A partir de então o povoado transformou-se. Atraiu grande público em busca das curas e prevenções de doenças. Até que em 1953 foi emancipada.

PONTOS TURÍSTICOS

IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Nossa Senhora da Graça é a padroeira da cidade. A igreja, patrimônio histórico, localiza-se próxima ao balneário. Foi construída a partir de 1918 e sua torre erguida em 1927. Ela foi trazida pelo fundador de Águas de Lindóia, Francisco Antonio Tozzi, da Itália. Dia comemorativo: 2 de julho, que também é a data de fundação da cidade.

Endereço: Avenida Nossa Senhora das Graças, n. 420-526, Jardim Cruzeiro, Águas de Lindoia-SP

IGREJA MATRIZ CRISTO REI

Linda arquitetura moderna. Possui belos vitrais que lembram uma estrela. Foi inaugurada em 02 de julho de 1990.

Endereço: Rodovia Geraldo Mantovani, s/n, Águas de Lindoia-SP

BOSQUE MUNICIPAL ZEQUINHA DE ABREU

Músico, compositor e instrumentista, José Gomes de Abreu, o Zequinha de Abreu, é homenageado no bosque que leva seu carinhoso apelido. O bosque é cercado de alamedas . Nos finais de semana e feriados há uma feira de artesanato em suas escadas.

Endereço: Rua Minas Gerais, s/n, Águas de Lindoia-SP

MORRO DO CRUZEIRO

Localizado a 2km do Centro, oferece vista panorâmica do município e das cidades vizinhas. Nela há uma estátua do Cristo. Local ideal para contemplar a natureza e tirar fotos.

Endereço: Rua dos Odonis,  s/n, Águas de Lindoia-SP
Como chegar: carro ou trenzinho
O trenzinho parte da Praça Adhemar de Barros, no Centro.

PRAÇA ADHEMAR DE BARROS

Projetada pelo paisagista Burle Marx, possui grande área verde, ideal para caminhadas.  É também o ponto dos trenzinhos turísticos, de carrinhos para crianças, de charretes para adultos e crianças, além dos pedalinhos. No local também funciona, nos finais de semana e temporadas de verão e inverno, a Feira de Artes e Artesanato de Águas de Lindoia. Destaque para a fonte, que funciona a noite e para  a concha acústica.

Águas de Lindoia
Vista lateral da Praça Adhemar de Barros em Águas de Lindoia, Foto: Andreia Pereira


Endereço: Praça Adhemar de Barros, s/n, Centro, Águas de Lindoia-SP

REPRESA CAVALINHO BRANCO

Com bela paisagem, sua adjacência é ideal para passeios a cavalo, bicicletas, charretes e a pé, claro.

Endereço: Praça do Cavalinho Branco, n. 222, Centro, Águas de Lindoia-SP

MORRO PELADO

Com altitude de 1.400m e localizado a 4km do centro, o Morro Pelado faz divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Inaugurada em 1984, há no local uma plataforma de vôo livre. Do alto do morro é possível avistar cidades vizinhas e a paisagens deslumbrantes.

Endereço: Estrada do Morro Pelado, s/n, Águas de Lindoia-SP

CIRCUITO DAS MONTANHAS 

Iniciando pela Represa Cavalinho Branco, passando pelo Recanto dos Nefelibatas, Morro Pelado, Bairro dos Coutos, Bairro do Brejal e com chegada no Vacance Hotel. O percurso tem 8km. O circuito pode ser feito: a pé, a cavalo, de charrete ou de carro. Dica: se você optar pelo percurso a pé o faça pela manhã.

GRUTA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Fonte de água mineral e também local onde fiéis católicos fazem suas preces.

BALNEÁRIO MUNICIPAL DE ÁGUAS DE LINDOIA

Um dos murais de artista Livio Abramo que está na parede do Balneário Municipal de Águas de Lindoia Foto: Andreia Pereira

Projetado por Oswaldo Arthur Bratke, com a colaboração do paisagista Roberto Burle Marx e o artista plástico Lívio Abramo, o balneário teve sua construção iniciada em 1954. Fonte de lazer, saúde e beleza, oferece mais de 30 serviços entre banhos de imersão, massagens, piscinas de água mineral, ducha escocesa, banho de argila, entre outros.

Endereço: Alameda Madame Curie,  n. 1, Centro, Águas de Lindoia-SP
Telefones: (19) 3824-1435 ou 3824-3194 

CURIOSIDADES

Francisco Antonio Tozzi é considerado o fundador da cidade. O médico italiano encantou-se pelo poder curativo das águas e trouxe toda a família para a região.

Águas de Lindoia era conhecida anteriormente como Águas Quentes. A explicação é simples: a água brotava a uma temperatura de 28 graus.

Águas de Lindoia pertencia ao município de Serra Negra até 1953.

A Praça Adhemar de Barros, localizada no Centro de Águas de Lindoia, foi projetada por Roberto Burle Marx.

Recanto dos Nefelibatas é um bar situado em Águas de Lindoia. Nefelibatas significa quem vive nas nuvens. Dada a presença constante de nuvens no local, devido a sua altitude,  perceberá o turista que está atingindo as nuvens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *