Circuito das Águas

Amparo

Foto: Andreia Pereira
Amparo

Andar pelas ruas de Amparo é simplesmente voltar ao passado, mais especificamente à época da colonização. A cidade conhecida como Capital Histórica do Circuito das Águas exibe uma arquitetura única, com casarões e prédios coloniais que saltam aos olhos.

A exuberância da natureza e as montanhas são pontos que identificam a estância hidromineral e sugerem apreciar o céu ao cair da tarde. Antigas fazendas e vinícolas fazem de Amparo um local ideal para o turismo.

A história do município começou no início do século XIX, quando famílias,  vindas de Atibaia, Bragança Paulista e Nazaré Paulista, se instalaram na região atraídas pela terra, considerada ideal para a plantação.

O nome atual Amparo foi adotado em 1839. Trata-se de uma homenagem à padroeira Nossa Senhora de Amparo, cuja capela foi construída em meados de 1824. A elevação à vila aconteceu em 1857.  Em 1865 Amparo se emancipou de Bragança.

O café deu um grande impulso a Amparo, que em 1878 já era conhecida como a maior produtora do Brasil Império.  Ainda é possível visitar antigas fazendas, fantásticas atrações turísticas nos dias atuais.

PONTOS TURÍSTICOS

ESTAÇÃO DA MOGINA ESTRADA DE FERRO

Estação da Mogina Estrada de Ferro em Amparo Foto: Andreia Pereira

Inaugurada em 1875, era parte do ramal que ligava Jaguariúna à Socorro. O ramal foi extinto em 1967.

Endereço: Praça Pádua Salles n. 160, Centro, Amparo-SP

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Era frequentada pelas ricas famílias de produtores rurais que assistiam a missa de seus balcões superiores, enquanto os menos favorecidos a assistiam no térreo. Foi palco de fatos curiosos, como a eleição, em 1857, dos vereados do município e de um conflito político, em 1857, entre liberais e conservadores.

Endereço: Largo do Rosário, s/n, Centro, Amparo-SP

JARDIM PÚBLICO

Ou Parque Alonso Ferreira de Camargo. No local funcionava o Cemitério Público de Amparo que foi transferido em 1887 para o local onde hoje funciona a escola EEPSG “Dr. Carlos Coriolano Burgos”. A população custeou a obra e o jardim foi inaugurado em 1895.

Endereço: Rua Carlos de Campos, s/n, Centro, Amparo-SP

MERCADO MUNICIPAL

O projeto arquitetônico foi do arquiteto Alexandre Albuquerque e teve sua inspiração na tradição dos povos árabes. Foi inaugurado em 1912 e é tombado pelo CONDEPHAAT. O prédio foi restaurado em 1999.

Endereço: Rua Prefeito Alcides Penteado, s/n, Centro, Amparo-SP

CATEDRAL NOSSA SENHORA DO AMPARO

Catedral Nossa Senhora do Amparo Foto: Andreia Pereira

No terreno foi doado por João Bueno da Cunha, um dos primeiros povoadores de Amparo, foi construída uma capela e colocada a imagem de Nossa Senhora do Amparo que deu nome ao município. A Igreja Matriz foi erguida atrás do local onde se encontrava a construção primitiva, e foi fundada em  1849.

Endereço: Praça Monsenhor João Batista Lisboa, 175, Centro, Amparo-SP

PRAÇA PÁDUA SALLES

Praça onde acontecem os principais eventos de Amparo. Nela está localizada a antiga estação. Ponto de encontro de jovens e famílias,  tem como atração o Monumento aos Expedicionários, o Índio e o Obelisco do Centenário da Independência do Brasil.

Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, Centro, Amparo-SP

PARQUE MUNICIPAL CHICO MENDES – CRISTO REDENTOR 

Parque Municipal Chico Mendes, foi inaugurado em 1986. A aventura de se chegar até o topo garante ao turista uma exuberante vista de toda a cidade. No alto do morro está fixada a estátua do Cristo Redentor. A obra tem 12 metros e está sobre uma plataforma de 5,20 metros. O Cristo Redentor foi inaugurado em 1966 e conta com estacionamento, lanchonete e playground.

Endereço: Estrada Afonso Ribeiro Persicano, Amparo-SP

PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL 

Com área de 26 mil metros e https://www.rotadasaguas.com.br/wp-content/uploads/2022/02/socorro-rota-das-aguas.jpgistrado pela Prefeitura de Amparo desde 1970, o Parque Ecológico Municipal, tem como uma das principais atrações o Orquidário Municipal. Foi comprado pela municipalidade do pesquisador nas áreas de botânica e entomologia, Dr. Paulino Moser Recch. O orquidário é composto hoje de mais de 30 mil mudas.

Endereço: Rua Salermo, s/n, Bairro Silvestre, Amparo-SP

PARQUE DR. ARRUDA

No local se localiza várias espécies de  plantas de Amparo. Ali funciona um berçário. Após enraizadas, são transferidas para os jardins da cidade. O local está nos arredores da caixa d´água, onde também funciona um chafariz datado de 1905.

Endereço: Rua José Bonifácio n. 300, Centro, Amparo-SP

POLO ASTRONÔMICO

Modernas instalações construídas em uma área de aproximadamente 60 mil metros atraem a atenção de pessoas ligadas à astronomia e curiosos de todo o País. O local chama a atenção pelo verde que o envolve e pelo lindo visual da Serra da Mantiqueira. Possui o maior telescópio refletor aberto ao público do Brasil.

Endereço: Estrada do Sertãozinho, com acesso na altura do Km 29 da SP 095 (Amparo-Bragança)

CURIOSIDADES

A cidade tem um trecho da Mata Atlântica preservada dentro da reserva Mundão das Trilhas, na Serra do Feixo.

A imagem de Nossa Senhora de Amparo foi encomendada na cidade de Porto, em Portugal por Dona Ana Cintra esposa do Barão de Campinas e colocada na igreja matriz em 1878.

O local onde hoje funciona a Cúria Diocesana de Amparo foi a antiga residência do Barão de Campinas. Construída em 1875, nela se hospedou o Imperador D. Pedro II, por dois dias, em 1878.

O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico de Amparo foi a residência do Barão de Socorro, título honorífico do Coronel Luiz de Souza Leite e um dos chefes políticos do município. O museu foi criado em 1951.

O casarão localizado no número 108 da Rua XV de Novembro pertencia a Senhor João Gomes de Oliveira Carneiro, importante comerciante de tecidos. Após vendido já imóvel foi teatro, cinema, sede do Tiro de Guerra, Conservatório Musical, supermercado e bar.

O município é uma Estância Hidromineral. Os requisitos são definidos por lei e apenas 11 municípios no Estado de São Paulo têm o título.

Entre os filhos ilustres de Amparo estão: Bruno Aguiar, Alex Silva e Luisão. Todos jogadores de futebol. Aqui também nasceu Prestes Mais, e residiu Bernardino de Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *