Circuito das Águas

Holambra

Opção de passeios em Holambra
Moinho Povos Unidos em Holambra recebe o público no feriado de Corpus Christi (Foto: Divulgação/PMH)
Holambra

O perfume das flores, o ar que exala primavera. Esta é Holambra, um cantinho da Europa no Circuito das Águas.

A influência da colonização holandesa é marcante em cada pedacinho deste cartão-postal paulista, que recebe turistas o ano inteiro. Mas é a festa realizada,  anualmente em setembro, a maior do gênero da América Latina e que rendeu ao município o título de Capital das Flores.

O Brasil abriu as portas para receber imigrantes, vítimas da Segunda Guerra Mundial. Com o estimulo do governo holandês, um grupo de aproximadamente 500 pessoas, de Brabante do Norte, chegou à região e se fixou na antiga fazenda Ribeirão.

Estes holandeses fundaram em 14 de julho de 1948, a colônia de Holambra e a Cooperativa Agropecuária Holambra. A intenção  era de produzir leite e laticínio com o gado holandês que trouxeram. Só não contavam com a não adaptação e eventual morte dos animais por conta de doenças tropicais.

Os imigrantes então apostaram na criação de porcos e galinhas. Apenas em meados de 1951, com a chegada de novos imigrantes, iniciou-se o plantio de flores, que cresceu muito entre 1958 e 1965.  Só em 1972 foi criado o departamento de floricultura de Holambra para a comercialização de flores e plantas ornamentais.

Em 27 de outubro de 1991, por meio de plebiscito, foi criado o município de Holambra. Sete anos mais tarde,  em 1998, a cidade ganha o título de Estância Turística.

PONTOS TURÍSTICOS

CIDADES DAS FLORES

Voltada ao turista,  aos floristas e também aos varejistas a cidade  impressiona ao visitante pela diversidade, cores, formas e pela beleza natural. Conta ela com uma equipe especializada no manejo, transporte e armazenamento.

Endereço: Rodovia SP 107, km 29,9, Holambra-SP

MOINHO POVOS UNIDOS

Réplica dos existentes na Holanda, onde é utilizado para moer grãos por meio da força do vento. Tem 38,5 metros de altura.

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, s/n, Parque Residencial do Imigrantes, Holambra-SP

MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL

Com réplica de moradias e máquinas agrícolas, o acervo mostra a história de Holambra, desde a formação da colônia pelos imigrantes holandeses.

Endereço: Alameda Maurício Nassau, n. 894, Holambra-SP

PORTAL TURÍSTICO

Situa-se no acesso ao Centro de Holambra. No local funciona o Serviço de Apoio ao Turista.

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, s/n, Holambra-SP

EXPOFLORA

Tradicional chuva de pétalas que acontece todos os anos na Expoflora Foto: Andreia Pereira

A Expoflora que acontece todos os anos na estância turística de Holambra e é  maior exposição de flores, plantas ornamentais, paisagismo e gastronomia da  America Latina. O evento começa em agosto e termina no dia 23 de setembro, início da primavera.

Endereço:  Alameda Maurício de Nassau, 675, Centro, Holambra-SP

CURIOSIDADES

Holambra é a junção das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil.

Beatrix, ex-rainha da Holanda, visitou o município em 2003 durante visita oficial ao Brasil.

A Expoflora acontece anualmente desde 1981. A feira oferece ao visitante, além da exposição de flores, mostras de paisagismo e jardinagem, apresentações típicas holandesas, restaurantes, lojas de souvenirs, entre outras atrações.

A maior safra de tulipas no Brasil está em Holambra e é cultivada na fazenda Terra Viva.

A chance de se comprar uma flor no Brasil que tenha sido produzida em Holambra é de 40%

O moinho que recebe os visitantes em Holambra também é o maior da América Latina e equivale a um prédio de nove andares.

A Cooperativa Velling funciona desde 1989. É responsável por comercializar 45% das plantas verdes e flores de corte do Brasil. Funciona como em um leilão e a cada 1,07 segundos um lote de plantas é adquirido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *