Circuito das Águas

Lindóia

Foto: Andreia Pereira
Lindóia

Imagine uma cidade cercada pela Serra da Mantiqueira e cortada por um dos rios mais límpidos do Estado de São Paulo: o Rio de Peixe. Acrescente a exuberante magia da natureza que blindou o município com um cenário inspirador, digno de uma poesia. É Lindoia.

Passeio único para quem frequenta o coração do Circuito das Águas Paulista. Lindoia é conhecida como a Capital Nacional da Água Mineral,  por comercializar 40% de sua água para o todo o território brasileiro.

Da história aos dias atuais, Lindoia  sempre significou uma  grande aventura para os turistas. Suas paisagens exuberantes e  o clima de tranquilidade é um remédio eficaz contra os problemas do mundo moderno.

Lindoia foi um dia ocupada por índios. Sua presença foi comprovada por recentes escavações e objetos encontrados por essas expedições. Depois vieram os bandeirantes e os imigrantes. Instalaram-se ás margens do Rio do Peixe. Logo surgiu o povoado, batizado de Brotas do Rio do Peixe, e a igreja de Nossa Senhora das Brotas. O nome Brotas constitui-se homenagem à quantidade de brotas de água encontradas no local.

PONTOS TURÍSTICOS

Rio do Peixe que passa por dentro da estância hidromineral de Lindoia Foto: Ivan Lopes

CENTRO DE MEMÓRIA DOUTOR ARMINDO BEGHINI

Nele os turistas conhecem a história da cidade e dos antigos moradores. Todo acervo está em um espaço no Centro da cidade.

Endereço: Rua Joaquim de Souza, s/n, Lindoia-SP

COMPLEXO TURÍSTICO DO VALE DO BARREIRO

Uma das principais atrações da estância turística de Lindóia, o complexo foi construído em 1969. É  excelente para o lazer e para a  prática de esporte. É composto pelo Laguinho, Grande Lago, Centro de Exposições Antonio Toledo, clube náutico e vertedouro.

Endereço: Avenida Rio do Peixe, N. 885, Bairro Índio de Ouro, Lindoia-SP

CRISTO REDENTOR

É só voltar os olhos para céu para ver a imagem do Cristo Redentor de Lindóia. A obra é de 1960. No local há  uma vista total do município e da região. Fica no Morro do Mosquito a 1.400 metros de altitude.

Endereço: Rua Cristo Redentor, s/n,  Centro, Lindoia-SP

GARRAFA

Símbolo que representa o maior bem da cidade, a água mineral. Foi construído em 1978,  por iniciativa do Lions Clube. Local ideal para registrar uma foto que vai eternizar sua visita.

Endereço: Avenida 31 de Março, s/n, Centro, Lindoia-SP

PONTE DO ARCO

Estrutura de 1938. Suporta 40 toneladas. É um dos marcos da cidade. A ponte corta o Rio do Peixe e dá acesso à Rodovia SP 360 que liga Lindoia a Águas de Lindoia.

Endereço: Avenida 31 de Março, s/n, Centro, Lindoia-SP

PRAÇA DA MATRIZ

Imagem da padroeira Nossa Senhora das Brotas Foto: Ivan Lopes

Leva o nome de Humberto Amaral. É o marco mais antigo de Lindoia. Na área doada pelo fundador do município, Coronel Estevan Franco de Godoy, foi construída a Matriz Nossa Senhora de Brotas. A imagem da santa é uma herança dos colonizadores. É possível encontrar  nos arredores da igreja construções do século XIX totalmente conservadas.

Endereço:  Praça Humberto Amaral, s/n, Centro, Lindoia-SP

CURIOSIDADES

“Lindoya” significa, em tupi-guarani, rio que não trasborda.

A cidade é responsável por 40% da água mineral distribuída no Brasil.

“A garrafa”, localizada no centro de Lindoia foi inaugurada em 1978 por iniciativa do Lions Clube

O território, onde se localizam Lindoia e Águas de Lindoia foi concedido, em sesmaria, à mesma pessoa: Manuel de Castro.

Lindoia ganhou sua emancipação política em 1965.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *