Bailarina de Jaguariúna chega à fase nacional do YAGP

Bailarina de Jaguariúna chega à fase nacional do YAGP
A Jovem bailarina Júlia Santos, de Jaguariúna, avança à seletiva nacional do Youth America Grand Prix (Foto: Haydee Dance Center/Divulgação)

A bailarina de Jaguariúna Júlia Santos, de 9 anos, avançou à fase nacional do Youth America Grand Prix (YAGP), apontada pela comunidade da dança como uma das principais e conceituadas competições internacionais de ballet do mundo.

A classificação foi comemorada após a seletiva regional realizada no final de semana em Barueri, na região metropolitana da Grande São Paulo. A etapa paulista reuniu 137 bailarinos de 30 escolas de todo estado. Ao todo, foram apresentadas 167 coreografias nas mais diferentes modalidades.

Júlia, aluna do Haydee Dance Center, com sede em Jaguariúna, participou da seletiva na modalidade Ballet Clássico, categoria 9 a 11 anos. Apenas ela e outras cinco bailarinas garantiram presença na seletiva nacional, que acontece no segundo semestre – provavelmente em outubro – também em Barueri. A data ainda não foi confirmada. O desafio agora é chegar ao Mundial marcado para 2026, nos Estados Unidos.

De acordo com a professora Haydée Benatti, “o YAGP é a maior competição de ballet do mundo, reunindo jovens talentos de mais de 50 países, oferecendo oportunidades de bolsas de estudo e projeção internacional”.

A CARREIRA

Júlia Santos iniciou o trabalho de formação profissionalizante em abril de 2024 no Haydee Dance Center. Desde então realiza aulas diariamente sob a coordenação das professoras Andrea Chaves, de Ribeirão Preto, e Haydée Benatti.

Dentro desse processo, Júlia Santos recebeu o desafio de interpretar a variação clássica “Graduation Ball” e, logo em sua primeira competição de ballet, alcançou a conquista para a final brasileira do YAGP.  Ela foi a mais jovem bailarina na disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *