Os museus Histórico e da Porcelana de Pedreira recebem até o dia 10 (quarta-feira) a Exposição “Memórias da Segunda Guerra Mundial: 72 anos”. A mostra é uma maneira de homenagear o Dia do Expedicionário, comemorado no dia 5 (sexta-feira). A visitação é aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Na exposição pode ser vista diversas imagens do período de treinamento, durante e o período pós-guerra. São momentos vividos pelos expedicionários da cidade do Circuito das Águas Paulista nos campos da Itália.
Pedreira esteve representado no conflito histórico por cinco soldados: João Baccareli, Fernando Cassaro, José Maria Lopes, Caetano Vicentini e Casto Cáu, que atuaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB).
No final da década de 1960, foi construído o Monumento aos Expedicionários, na Vila São José. “A edificação trouxe um significado especial à memória dos 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados, nesse que pode ser considerado como o conflito mais violento da história”, destaca o gestor dos Museus, Adílson Spagiari.
Documentário
Entre segunda-feira (8), o Dia da Vitória, e quarta-feira (10), a programação prevê ainda a exibição do documentário “Os Pracinhas de Pedreira na Segunda Guerra Mundial”. O trabalho foi feito pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedreira e pela Câmara Municipal em 2015. O ano marcou os 70 anos do final do conflito mundial.
As sessões serão em dois horários nos três dias: às 10h e às 14h. A entrada é franca. No dia 5 (sexta-feira) está marcada uma solenidade oficial, às 20h, na Praça Sant’Ana. O evento terá a participação de parentes dos pracinhas de Pedreira, autoridades, convidados especiais e da população.
Serviço
Exposição – “Memórias da Segunda Guerra Mundial: 72 anos”
Local – Museu Histórico e da Porcelana
Endereço – Praça Coronel João Pedro, 102, Pedreira-SP
Dias – Todos os dias até 10 de maio (quarta-feira)
Horário – Das 9h às 12h e das 13h às 17h
Entrada – Gratuita