Mostra sobre Frida Kahlo é sucesso em Monte Alegre

Exposição em Monte Alegre do Sul
Exposição Frida Kahlo Formas e Kores pode ser visitada de sexta-feira a domingo, em Monte Alegre do Sul Foto: Divulgação

A exposição “Frida Kahlo: Formas e Cores”, que já recebeu a visita de ao menos 5 mil pessoas desde sua abertura, em novembro de 2018, ainda pode ser vista pelo público entre sexta-feira (25) e domingo (27), data do encerramento. A mostra acontece na Casa Azul, no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul, das 11h às 23h. A entrada é gratuita. Crianças também podem participar desde que acompanhadas pelos responsáveis.

Frida Kahlo: Formas e Cores”, montada em um espaço de 110 m², reúne cerca de 280 trabalhos, entre pinturas, artes gráficas, cerâmica e bordados. A exposição proporciona um mergulho na história de vida da pintora mexicana, considerada uma das mais importantes artistas do mundo.

A mostra tem como curadores Valter Polletini e Sidnei Cirilo de Sá, que confirmam para o sábado (26), uma programação especial com a participação de artistas da cidade, que farão a chamada “canja” musical.

Ainda de acordo com os curadores, quem passar pela Casa Azul caracterizado como Frida Kahlo recebe um certificado de participação. Para a sexta-feira (25), está prevista a presença de integrantes do consulado mexicano no Brasil, que virão à estância do Circuito das Águas Paulista especialmente para a exposição.

A Casa Azul recebe obras de vários estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Goiás e Rio de Janeiro, além de peças de outros países, entre eles Portugal, Espanha e México, terra natal de Frida Kahlo.

A mostra conta trabalhos assinados por artistas brasileiros de muito talento e que homenagearam a pintora mexicana com a técnica Naïf, casos de Willi de Carvalho e Clélia Lemos e Helena Vasconcelos. A arte contemporânea de Lili Detoni, Ray Alves, Elson Sposito, Ari Vicentini, Odila Freire e Domingos Mazzilli também fazem parte do acervo, que ainda traz como destaque itens comprados na loja do Museu Frida Kahlo, no México, onde a artista viveu com o marido e também pintor Diego Rivera.

O curador Sidnei Cirilo de Sá diz que sua relação com a vida e obras de  Frida Kahlo começou há quase dez anos. “Passava por uma fase terrível de minha vida quando li uma matéria de revista sobre a vida e obra da Frida. Me atentei ao seu exemplo de perseverança, força e superação. Sua história de vida artística me impressionou e as obras com temas ecléticos, as cores e a cultura retratada me envolveram”, comenta.

Exposição e um belo espaço
A casa que recebe o tom azul vibrante, com detalhes em vermelho, localizada no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul, serve de cenário para a exposição “Frida Kahlo: Formas e Cores”.

O imóvel foi especialmente pintado em homenagem ao Museu Frida Kahlo, também conhecido como “A Casa Azul”, localizado no bairro Colonia Del Carmen de Coyacán, na Cidade do México, capital dos pais.

A inspiração dos curadores incrementou à concorrida mostra, que recebeu e ainda prevê visitas pré-agendadas, como a marcada para quarta-feira (23), quando um grupo virá de Mogi Guaçu. A procura foi intensa durante os últimos dois meses.

Segundo Sidnei Cirilo de Sá, a ideia de abrir a Casa Azul para visitação foi fazer com que as pessoas vissem que uma casa comum, com sofá, mesa de jantar e tanque de lavar roupas pode se transformar em uma “galeria de arte”. “Quando visitei a Casa Azul do México, foi uma paixão imediata ao ver a singularidade das coisas. Ali nasceu o desejo de um dia ter meu espaço azul. Agora tive oportunidade de compartilhar a coleção e essa paixão por esse ícone da arte e cultura mexicana chamada Frida Kahlo”, conclui.

Ícone Frida Kahlo
Frida Kahlo é uma das mais importantes figuras do século XX no mundo. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nascida na conhecida La Casa Azul, na cidade do México, hoje transformada em museu, fez da vida sua principal inspiração.

As doenças contraídas durante a infância, a saúde frágil e relacionamentos explosivos marcaram sua história e refletiram na sua pintura, com obras marcadas por cores fortes.

Aos seis anos, a artista contraiu poliomielite que deixou sequelas e lhe redeu o apelido de Frida “perna de pau”. Aos 18 anos, sofreu um acidente que a obrigou permanecer na cama. Durante a convalescença, começou

Serviço

Evento – Exposição “Frida Kahlo: Formas e Kores”
Local – Casa Azul
Endereço – Rua Capitão José Inácio, 330, Centro Histórico, Monte Alegre do Sul-SP
Dias – 25, 26 e 27 de janeiro, sexta-feira a domingo
Horário – Das 11h às 23h
Entrada – Gratuita
Visitas agendadas – (19) 99992-7052

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *