Amparo perde Seo José, o mestre da arte em madeira

Maquete do bairro Pantaleão do artista José Francisco Coelho de Moraes Foto: Divulgação

O universo da arte em Amparo e no Circuito das Águas Paulista amanheceu diferente na quarta-feira, dia 20 de maio. Mais pobre, talvez. A brisa gelada de Outono veio acompanhada por aquele vazio caracterizado em momentos de perda. Havia tristeza no ar. Seo José partiu durante a noite. Como assim, Seo José? Sem se despedir? Foram 82 anos, poxa.

Privilégio, sorte grande mesmo tiveram as pessoas que conviveram ou simplesmente conheceram a pessoa e o artista José Francisco Coelho de Moraes. São os casos, por exemplo, de 160 alunos de uma escola da cidade Cotia, no interior de São Paulo, que atônitos, tiveram a chance de ouvi-lo contar a história de sua vida na fazenda durante uma visita ao museu da estância. As terras da Pantaleão, eram sua grande paixão.

Tanto é assim que Seo José transformou em arte as lembranças da infância no tradicional bairro de Amparo. A miniatura em madeira foi uma das grandes atrações da Exposição Reminiscências, a última do artista no Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, no Centro Histórico, que ficou aberta entre outubro e dezembro de 2019.

Mas tiveram muitas outras mostras em que o talento e a técnica de José Francisco encheram os olhos do público por meio de trabalhos incríveis. Obras e mais obras esculpidas com as mãos firmes de um verdadeiro mestre da madeira e que ganharam formas de maquetes de casas históricas, carrinhos, aviões, entre muitas outras. Seo José se foi, mas deixou o legado de uma vida inteira dedicada ao amor pela arte.

Artista José Francisco Coelho de Moraes e uma de suas grandes obras Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *