Aventura nos trilhos em Jaguariúna

Maria Fumaça em Jaguariúna
Maria Fumaça em Jaguariúna - foto: Fulano

Mais um final de semana de Verão se aproxima e quem optou pelo Circuito das Águas Paulista para incrementar seu  roteiro de férias não pode deixar de lado o belo passeio de Maria-fumaça. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) mantém a programação de janeiro a todo vapor.

O turista pode escolher dez opções de horários entre sábado e domingo e optar por trajetos completos ou mini percusos, a partir de Jaguariúna ou Campinas. A passagem pode ser comprada antecipadamente pelo site www.mariafumacacampinas.com.br  ou diretamente nas bilheterias das estações de Jaguariúna e Anhumas (Campinas).

O percurso completo (Jaguariúna-Campinas-Jaguariúna ou vice-versa) tem a duração de três horas e meia, com parada de 45 minutos no ponto final até o inicio do retorno à estação de partida. São 48 quilômetros de muita emoção . A passagem custa R$ 95 (inteira) e 48 (meia).

Já o minitrajeto que liga Jaguariúna ao Distrito de Tanquinho (ida e volta) e de Campinas a Tanquinho tem 24 quilômetros e o passeio é de uma hora e meia. Os preços são de R$ 75 (inteira) e 38 (meia).  Em todas as viagens são exigidos o mínimo de pessoas: 40 para o trecho mais longo e 20 para o menor.

O passeio pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro permite às pessoas a viajarem no tempo em que os trens eram o principal meio de transporte do País.

Além do exuberante visual, é possível conhecer informações históricas passadas pelos monitores dos tempos das chamadas máquinas a fogo, da Companhia Mogiana, das antigas fazendas cortadas pelos trilhos, estações e detalhes do funcionamento das locomotivas.

Os turistas ainda poderão acompanhar  apresentações musicais e matar a fome no vagão restaurante que faz parte da composição. O consumo é cobrado à parte. As mamães têm à disposição um completo serviço de fraldário.

Os apaixonados pela nostalgia e o universo ferroviário podem consultar ainda a possibilidade de participar da viagem que contam com serviço de café à bordo. Outro ponto bacana é a oportunidade de embarcar em Campinas no trem da manhã e permanecer em Jaguariúna até à tarde.

Esta opção deve ser consultada com antecedência e só está disponível aos domingos. Na estação de Jaguariúna é possível visitar a tradicional feirinha e se fartar com a famosa picanha na pedra no restaurante da estação.

 

Horários

Sábados
Jaguariúna-Tanquinho: 10h e 15h
Campinas-Tanquinho: 15h
Campinas-Jaguariúna: 10h10

 

Domingos
Jaguariúna-Tanquinho: 10h e 14h30
Jaguariúna-Campinas: 12h30
Campinas-Tanquinho: 16h30
Campinas-Jaguariúna: 10h10 e 14h30.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *