Serra Negra recebe Festival Brasileiro de Taiko em julho

'Mostra Japão' atração no fim de semana em Amparo
Taiko é uma das atrações da 19ª edição da 'Mostra Japão' em Amparo (Foto: Pixabay)

Serra Negra volta a receber no dia 30 de julho Festival Brasileiro de Taiko, no Centro de Convenções Circuito das Águas. A estância já havia sido sede do evento em 2018 e 2019, mas com a pandemia da Covid-19 o festival acabou suspenso nas temporadas seguintes (2020, 2021 e 2022). Para o retorno em 2023, os organizadores estimam a presença de ao menos 300 participantes de todo o país.

O Taiko engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão e, de acordo com históricos, teria sido introduzido no Japão por meio da influência cultural coreana e chinesa entre 300-900 d.C. Alguns tambores semelhantes também foram encontrados da Índia, Tailândia, Vietnã, dentre outros países.

O Festival Brasileiro é promovido pela Associação Brasileira de Taiko. O Brasil é o único país, além do Japão, que realiza um evento baseado nos moldes do concurso da Nippon Taiko Foundation, que ocorre no Japão. Nele as equipes participantes realizam apresentações e são avaliadas por uma banca de jurados.

“Gostamos de fazer o evento aqui [Serra Negra] justamente porque a cidade é calorosa. Somos muito bem recebidos”, enfatiza o diretor financeiro da Associação Brasileira de Taiko Daniel Picanço. “A comunidade japonesa adora vir para Serra Negra. O evento é sucesso absoluto quando ocorre aqui”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *