Casa do Teatro de Amparo traz trilogia de Suassuna

A Farsa da Boa Preguiça
A Casa do Teatro de Amparo encena uma trilogia das comédias de Ariano Suassuna. Foto: Divulgação

Em comemoração aos 90 anos do escritor Ariano Suassuna,  a Cia Arteatrando estreia,  na Casa do Teatro, em Amparo,  o “Tríptico Suassuna: A Crença Cósmica Medieval”. Os ingressos são democráticos, ou seja, o público paga o que pode.

Auto da Compadecida”, “O Santo e a Porca” e  “A Farsa da Boa Preguiça”, serão encenadas na sexta-feira (16), às 20h21, no sábado (17), às 21h21 e no domingo (18), as 16h21, respectivamente.

Auto da Compadecida” foi escrita por Ariano Suassuna  em 1955. A  peça mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Após peripécias e enganações deparam-se com Nossa Senhora Aparecida, que pode salvar a dupla. O auto traz em seus personagens elementos cômicos, mas com intenção moralizadora, que simbolizam as virtudes e os pecados.

“A Farsa da Boa Preguiça” é narrada e comentada por três santos: Manuel, São Pedro e São Miguel. O enredo conta a estória do poeta Joaquim Simão que é casado com Nevinha, mas possui três grandes fraquezas: preguiça, poesia e mulher. Enquanto a esposa tenta convencê-lo a trabalhar, os dois vivem rodeados de santos e demônios, como Aderaldo que tenta conquistar Nevinha.

A última peça da trilogia é “O Santo e a Porca” e aborda o tema avareza e também, como as outras, é encenada em três atos. O personagem principal é devoto de Santo Antônio e guarda suas economias em uma porca. Quando recebe uma carta de um conhecido dizendo que irá lhe privar de seu bem mais precioso, o protagonista logo pensa no dinheiro. A estória começa a partir desta confusão.

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna deixou um dos maiores legados para a literatura brasileira e ocupava a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras desde 1989. Sua morte aconteceu em 2014, quando tinha 87 anos.

Serviço

Evento – Espetáculo “Triptico Suassuna – A Crença Cósmica Medieval
Local – Casa do Teatro
Endereço – Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo
Dia – 16 de junho
Espetáculo – “Auto da Compadecida
Horário – 20h21
Dia 17 de junho
Espetáculo – “A Farsa da Boa Preguiça
Horário – 21h21
Dia 18 de junho
Espetáculo – “O Santo e a Porca
Horário – 16h21
Ingresso –  Valores democráticos
Informações – (19) 3807-1732

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *