Circo-Teatro Guaraciaba traz espetáculos a Amparo

São três apresentações de sexta-feira a domingo
Casa do Teatro terá a presença da Companhia do Circo-Teatro Guaraciaba no final de semana Foto: Rafael Covre

A Casa do Teatro recebe neste feriado prolongado, referente ao Dia do Trabalhador, o Circo-Teatro Guaraciaba. A companhia circense completa 70 anos de existência e escolheu Amparo para o inicio da comemoração. A agenda marca apresentações de três espetáculos diferentes.

As exibições acontecem de sexta-feira (28) a domingo (30). O público poderá conferir as montagens de “A Escrava Isaura”, “Avental Todo Sujo de Ovo” e “E o Céu Uniu dois Corações”.  O valor do ingresso é democrático, ou seja, o público paga o quanto puder.

 Melodramas na programação
A “Escrava Isaura” abre a série de espetáculos da companhia circense na sexta-feira (28), às 20h21. Trata-se de um romance escrito por Bernardo Guimarães. Publicado em 1875,  o livro é um clássico da literatura brasileira.

Mescla o  tema abolicionista, muito questionado por intelectuais,  com o sentimentalismo, assunto preferido entre o público feminino da época.  A peça conta a estória de Isaura, escrava branca e educada, vítima de um senhor perverso e salva por um mocinho abolicionista.

Alzira e Antero
Marcos Barbosa, dramaturgo cearense, convida o público à segunda encenação prevista para a Casa do Teatro de Amparo, neste final de semana. A peça “Avental Todo Sujo de Ovo” conta a estória de Alzira e Antero, casal que vive a tristeza cotidiana e angustiante de ter o único filho, Moacir, desaparecido de casa há duas décadas.

Todavia, quando ele volta, o reencontro não é como se esperava. O espetáculo será encenado no sábado (29), às 20h21.  Após  o término será realizada uma roda de conversa com o público sobre o tema do espetáculo.

A terceira apresentação da Companhia Circense Guaraciaba é “E o Céu Uniu dois Corações”, escrito por Antenor Pimenta, nos anos 40. No melhor estilo romance impossível, o texto traz a estória de Neli, seu amado Alberto e o mau caráter De La Torre, que tenta por meios inescrupulosos afastar o casal. A encenação acontece no domingo (30), a partir das 17h21.

Circo-Teatro Guaraciaba faz 70 anos
Foi em 26 de junho de 1946 que  Antonio Malhone, o palhaço Pirolito inspirado pelo nome da filha, criou o Circo-Teatro Guaraciaba. Em 1963 instalou-se em Sorocaba. Suas atividades foram encerradas na década de 80, mas retornou, em 2002,  graças ao convite feito pela Biblioteca Infantil de Sorocaba, na Semana do Circo.

Foi o ponto crucial para o retorno e permanência no circuito das grandes e tradicionais companhias. A união de diferentes gerações também pesou na retomada do trabalho: “ Os jovens têm uma garra muito grande. Nós, da velha guarda, somos apenas quatro. Eles nos abraçaram com muito amor. Foi uma química muito legal” , conta Guaraciaba Malhone, filha do fundador e atriz de 72 anos.

Serviço
Evento – Circo-Teatro Guaraciaba – 70 anos
Onde – Casa do Teatro
Endereço – Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo-SP
Ingresso – Preços Democráticos, com retirada de ingressos 30 minutos antes da apresentação
Informações – (19) 3807-1732

Dia – 28 de abril – Sexta-feira
Espetáculo – “A Escrava Isaura
Horário – 20h21

Dia – 29 de abril – Sábado
Espetáculo – “Avental Todo Sujo de Ovo
Horário – 20h21

Dia – 30 de abril – Domingo
Espetáculo – “E o Céu Uniu Dois Corações”
Horário
– 17h21

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *