Material resgatado do lixo vira arte em Amparo

Material reciclável vira instrumentos e brinquedos
Gabriel Amâncio (à esq.) durante exposição no Paço Municipal de Amparo

Materiais do lixo viram arte pelas mãos do artesão Gabriel Amâncio e o resultado do trabalho pode ser visto na mostra “Artes da Reciclarte”.

A exposição está montada no salão de acesso ao Paço Municipal de Amparo. A visitação está aberta ao público durante o horário comercial e acontece até o final do mês de fevereiro.

Amâncio explica que as peças de artesanato, instrumentos sonoros e brinquedos foram todos trabalhados com recicláveis. “Tudo o que é inservível, madeira, pets, sucatas, entre outros, fazemos com que ganhe forma e volte a ter utilidade”, diz.

O artesão busca durante a exposição conseguir pessoas interessadas em suas oficinas de reciclagem. As aulas devem começar em março.

“Tenho buscado a viabilização para que estas oficinas aconteçam. A ideia é levar o aprendizado e mostrar que materiais reciclados podem ser transformados em objetos de decoração, arte e instrumentos”, comenta.

O Reciclarte é um projeto que surgiu há quatro anos com a proposta de atender a população de Amparo e outras cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista.

O trabalho prega o desenvolvimento sociocultural e sócio ambiental, além de defender a proposta de consciência ecológica e suprir a carência do cultural-artístico que existe no País.

“Quando falamos em oficinas, pensamos na interatividade e na abordagem de temas importantes, como a coleta seletiva e o impacto causado ao meio ambiente pelo descarte incorreto do lixo produzido”, explica Amâncio.

O artesão ainda fala dos benefícios que o projeto pode trazer à população. “Procuramos ressaltar que ações simples podem minimizar os danos biodiversidade do mundo por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis, além de significar uma alternativa de fonte de renda pelo artesanato”, ressalta.

O Reciclarte – Artesanato e Reciclagem tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e da faixa da terceira idade, além de trabalhar com a possibilidade de desenvolver projetos para a inclusão social, com a participação pessoas hoje fora do mercado do mercado, como dependentes químicos e alcoólicos.

Gabriel de Mattos Amâncio é artesão e arte educador há 15 anos. É especialista em trabalhos artísticos de real e singular valor, como instrumentos musicais, artesanato com recicláveis, artesanato em bambu, madeira, vime e biscuit, além de fabricar brinquedos em sucatas e pirogravura.

Serviço

Exposição: Artes da Reciclarte
Onde: Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer, em Amparo
Endereço: Avenida Bernardino de Campos, 705, Ribeirão
Quando: De segunda-feira a sexta-feira durante o mês de fevereiro
Horário: Das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
Telefones: (19) 98141-5613 ou 99889-9542
Contato: facebook.com/reciclarteartesanatoreciclagem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *